terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Estamos preparando alunos para empregos que ainda não existem... Para resolver problemas que ainda desconhecemos...



Antigamente formávamos alunos para serem médicos, advogados, psicólogos... O mercado nos ditava essas regras e nós, escola, fazíamos.Tínhamos um norte a seguir. Sabíamos para onde exatamente caminhar, que técnicas utilizar, que metodologias. Mas atualmente, o que acontece é bem diferente. Estamos no século XXI e este nos coloca um desafio: ensinar aos alunos a inteligência relacional. Precisamos prepará-los para empregos que não existem ainda, para funções, mundo em constante evolução tecnológica e científica.
Assim, colegas, nos resta um único caminho: acompanhar esse crescente olhando de frente para a evolução e preparar essas crianças para terem atitude, iniciativa, dinamismo frente às inovações. Crianças que saibam relacionar-se entre si e com o meio.
E isso não é nada fácil. Como já dizia Galeano:
"A utopia está lá no horizonte. Aproximo-me dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Então, para que ela serve? Para que eu não desista de caminhar..."
E é esse o convite que eu faço a você, professor que como eu acredita e ama a educação: Continue caminhando!

Sucesso nessa caminhada!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!