domingo, 12 de dezembro de 2010

O Brasil comemora a posição no Pisa




Temos mesmo o que comemorar? Desde quando um 57º / 53º... lugar é algo comemorável?
Lamentável que alguns professores caóticos ainda sintam-se os perfeitos neste sistema ilusório...
Há colegas que dizem fazer um trabalho sem igual em sala de aula. “Eu crio aulas diferentes...uso sempre tecnologias diversas... proponho dinâmicas...”
Isso deveria ser o normal, não o “sem igual”!!! Mas não é o bastante...
O professor precisa conscientizar-se de que vivemos num outro tempo. Nossos alunos não são mais os mesmos. Estamos num período de transição bem importante: vivemos o meio entre as exigências do século passado e as novas exigências. É o período mais delicado e complexo para todos nós. Não estamos nem lá nem cá...
Precisamos preparar alunos para profissões que ainda não existem. E como?
Pois é... precisamos acima de tudo ter consciência disso. A decoreba indiscriminada não funciona mais... o conhecimento se amplia muito rapidamente... as tecnologias devem ser encaradas como aliadas da educação e não o contrário...
Enfim, precisamos rever nossos conceitos, nossos planejamentos, nossos objetivos enquanto escolas.
Investimentos em formação de professores é urgente que se faça!

E em sala de aula, que tal priorizar aquilo que não se perde em época nenhuma: “ler, compreender, interpretar, criticar, posicionar-se”. É disso que nosso aluno precisa para encarar qualquer momento tecnológico ou não.

Precisamos urgentemente rever nosso papel!!!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!