quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Produção de texto

Um texto é a unidade comunicativa por excelência, seja ele escrito ou falado. É pelos textos que se dá a comunicação entre as pessoas. Além de comunicar são também uma forma de interagir com os outros, ou seja, promove a socialização. Portanto, o texto é uma unidade lingüística interativa por excelência, pois é por meio de textos que interagimos social e culturalmente.
A produção escrita é uma decisão do aluno, contudo, ele deve ser motivado a produzir, determinando um objetivo, num determinado contexto. A escrita na escola ou fora dela, deve servir a um objetivo, ter uma função e dirigir-se a algum leitor.
Uma palavra qualquer, um nome próprio podem ser um texto, se forem usados numa determinada situação para produzir um sentido. Assim, as crianças que iniciam sua escolarização podem produzir textos escritos desde os primeiros dias de aula. Tudo depende de os exercícios de escrita estarem vinculados a situações de uso em que eles façam sentido, tenham razão de ser e obedeçam a determinadas regras.
Quando os alunos se envolvem na produção, individual ou coletiva, tendo em mente qual é o objetivo da escrita, quem vai ler o texto, em que situação será lido, com certeza terão mais cuidado ao escrever, dedicarão atenção especial à grafia das palavras.
Outro ponto importante é o planejamento antes de escrever, considerando o tema e seus desdobramentos, para tanto, é necessário que o texto tenha coerência, ou seja, tenha uma organização do conteúdo de modo que pareça “lógico” para o leitor, bem encadeado e sem contradições.
É possível começar a aprender a planejar o texto que se vai escrever, cuidando da escolha do tema e da seleção e encadeamento das idéias em que ele vai se desdobrar antes mesmo de saber escrever ou ter domínio da ortografia. Essa capacidade pode ser desenvolvida na produção coletiva de diversos gêneros, com textos curtos ou longos.

.OBS: Explore a oralidade dos alunos como base de uma produção de escrita.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!