sábado, 7 de fevereiro de 2009

Pinóquio as avessas...

Este texto de Rubem Alves trata de um problema crucial entre nós professores: ENSINAR O QUE O PROGRAMA MANDA, sem sequer termos consciência muitas vezes do quão relevante para esse aluno, para essa sociedade atual é tal conteúdo...
Quantos meninos, com sabedoria e criatividade, chegam nas escolas e são transformados em "bonecos de madeira"...Todos igualmente formatados para um fim em si mesmo: o Vestibular!!!
O pior de tudo é que muitas vezes, fingimos que ensinamos e nosso BOM aluno finge que aprende... Sim, bom aluno, porque os poucos que sobrevivem a maioria das escolas por aí são, pelo sistema, chamados de bons. Os demsis não se enquadram ao "método de ensino" ou, detectados por nós mesmos a fim de diminuir nossa responsabilidade, como portadores de "Défcit de atenção" ou malandros mesmo, acabam por serem excluídos do ambiente educacional.
O que mais me entristece, é saber que atualmente existem muitos meios de melhorar o serviço que nós, professores, prestamos. Porém, sempre criamos um entrave: salário baixo, não vou sacrificar mais horários para estudo, isso é besteira...E assim vamos fugindo do que nos é inteiramente DEVER: Fazer bem aquilo que nos propomos!
Por isso, queridos colegas que ainda querem fazer a diferença (como minha querida amiga e companheira Fabíola), não desistam de seu trabalho...Valorizem o seu fazer pedagógico, pois hoje pode ser que não percebas o quanto melhoraste a vida desse aluno, mas certamente, num futuro muito próximo, estará nítido o resultado do teu esforço!!!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!