
A neuropedagogia é o ramo da pedagogia que visa compatibilizar o “software cognitivo” (técnicas de ensino) com o “hardware cognitivo” (cérebro humano).
O neuropedagogo é o profissional que vai integrar à sua formação pedagógica o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensores para, a partir desse entendimento, poder adaptar as metodologias e técnicas educacionais a todas as crianças e, principalmente, aquelas com características cognitivas e emocionais diferenciadas. Terá que estar em busca constante dos necessários conhecimentos sobre as anomalias neurológicas, psiquiátricas e neuróticas existentes, para desenvolver seu trabalho de acompanhamento pedagógico e desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças que apresentem essas sintomatologias.
O profissional de neuropedagogia, portanto, é um dos elementos mais importantes para as instituições que desejam desenvolver um verdadeiro processo ensino-aprendizagem. Dito isso, as instituições que desejam companhar os avanços em educação devem preocupar-se o quanto antes em capacitar seus profissionais para esse fim ou agregar algum deles no seu quadro de colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário