quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O que você pode ganhar com o marketing pessoal*
Existem certas palavras e expressões que, por uma motivo ou outro, caem na vala comum dos chavões. Sua simples menção causa risinhos de desdém e rapidamente são excluídas do dia-a-dia. Somem das conversas, são relegadas ao dicionário. E ainda assim as suas companheiras de página as olham de lado, com aquele arzinho de superioridade. Foi o que aconteceu com "marketing pessoal". Como os conceitos precisam ser expressos de alguma maneira, outros termos precisam ser criados.
No caso do "marketing pessoal", surgiram "personal organization", "personal style" e "personal planning", todos com uma grande vantagem, trazem um profissional a tiracolo.
No entanto, o conceito continua o mesmo: é preciso cuidar de sua carreira e para isso existem alguns passos fundamentais. Acompanhe:
1. Encontre as suas melhores características - Todos temos alguma coisa em que somos melhores. Lógico, é importante que você desenvolva aquelas áreas em que ainda não é tão bom - mas mais importante é refinar os pontos nos quais você é melhor do que a maioria. Afinal, o que uma escola iria preferir contratar: um professor médio em todas as categorias,ou um excelente profissional em um ou dois quesitos? Qual vai marcar os alunos? Para fazer isso, você deve conhecer seus pontos fortes. É preciso ser muito honesto consigo mesmo para fazer uma boa auto-análise e descobrir suas qualidades. Não tenha pressa para fazer isso. Converse com seus amigos, pois muitas vezes eles têm uma visão mais completa e imparcial.
2. Cuide do brilho dos seus olhos - Bem Zander, maestro e autor de A Arte da Possibilidade, diz que consegue perceber quando sua equipe não está bem. Ele então faz com que relembrem o motivo pelo qual se dedicam à música: o prazer de se comunicar com pessoas, de mostrar a cada um que a vida pode ser e é maravilhosa, de emocionar as pessoas, fazê-las ver, por alguns minutos, o céu na terra. Você também deve resgatar a sua paixão por ensinar. Zander diz que poderia galvanizar e pasteurizar a equipe, com isso um som tecnicamente muito bom. Mas sem alma, sem sentimento, sem... - desculpa, pessoal, mas não existe outra palavra - tesão. Sem esse resgate, tudo o que você fizer em marketing pessoal soará falso.
3. Faça de conta que você se deu uma nota dez no início do ano - Segundo Bem Zander, isso faz com que você livre-se da pressão para atingir um objetivo, ficando assim livre para atingir todas as suas possibilidades. A única regra: escrever uma carta a si mesmo no final do ano, começando com "Eu tirei dez esse ano porque..."
4. Em vez de buscar o ótimo, faça o bom - Muitas pessoas param de tentar melhorar, param de procurar novas possibilidades porque acham que não dominam tanto determinado assunto, ou que ainda não estão prontas. Os melhores educadores trabalham com o que têm, vão em frente, fazem a diferença. A melhora vem com a prática, uma vez que a perfeição é inatingível. Assuma isso, faça seu crítico interno baixar a voz e ouse fazer.
5. Cuide dos pontos mais óbvios - Sua carreira passa pelo seu guarda-roupa e aparência. E isso não significa gastar muito dinheiro ou passar horas em salões de beleza. Seja inteligente, busque peças que possam ser combinadas de várias maneiras, escolha um corte de cabelo bonito e fácil de manter. Essas pequenas ações têm uma grande vantagem: não aparecem. Todos comentam um professor mal vestido ou, ao contrário, a educadora "perua". Mas o professor que se veste com gosto e simplicidade se destaca por seu valor, não pelo guarda-roupa.
6. Busque opiniões sinceras, o tempo todo - Faça pesquisas entre seus alunos de tempos em tempos; dê "aulas" para seus colegas ou família; grave-se em vídeo. É a única maneira de descobrir o quanto está melhorando ou se sua carreira está avançando na direção que você deseja.
7. Mostre-se ao mundo - Vá além das fronteiras da sua instituição de ensino. Procure associações de bairro e de professores; dê rápidas palestras. Envolver-se com instituições assistenciais também ajuda a construir sua imagem.
8. Tecnologia a seu favor - A Internet também funciona como um grande meio de divulgar a sua imagem e carreira. Muitos professores mantém sites com currículo e dicas úteis para os internautas. Atualize seu endereço constantemente, pois todos os dias, jornalistas, alunos, professores e donos de escola buscam informações e pessoas que possam ajudá-los. Dê motivos para que eles o procurem. Além disso, ter um site é uma ótima maneira de organizar seu currículo. Mantenha a versão de papel enxuta e acrescente "mais informações podem ser obtidas em meu site" e o endereço.
9. Cuidado com as pequenas coisas - Já que falamos sobre site, vale a pena gastar um pouco mais e registrar seu endereço como "professoramaria.com.br" do que usar um provedor com nome quilométrico, cheio de números e palavras que não dizem nada a você ou sobre você. Da mesma forma, sua secretária eletrônica deve ser simples, nada de gravar gracinhas.
10. Lembre-se de que não existe mais essa tal de privacidade - Seus alunos podem tirar fotos de você com celulares, assim como podem gravar suas aulas em aparelhos que você nem consegue enxergar. Se isso é verdade em sua sala de aula, vale o dobro para as ruas. Você não vai andar 24 horas por dia de terno e guarda-pó, mas também não se permita "tomar todas" em barzinhos com os alunos. Encontre uma linha média de descontração e profissionalismo.
11. Simplifique - Ataque uma questão de cada vez, buscando a maneira mais descomplicada de avançar em sua carreira de resolver seus problemas. Em caso de dúvida, lembre-se da sexta grande regra dos professores de sucesso: não leve-se demasiado a sério. Ah, e não existem as cinco primeiras regras. É só a sexta.
*Brasílio Neto

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!