segunda-feira, 10 de outubro de 2011

OUTUBRO - DIA NACIONAL DA LEITURA




Comemoramos, em 12 de outubro, o Dia Nacional da Leitura. A iniciativa do Governo Federal tem por objetivo ressaltar a importância da leitura e criação literária como processo de formação e inclusão sociocultural.
“Um país se faz com homens e livros.” Monteiro Lobato
Comemoramos, em 12 de outubro, o Dia Nacional da Leitura. A data foi instituída pela lei nº 11.899, de janeiro de 2009. A iniciativa do Governo Federal tem por objetivo ressaltar a importância da leitura e criação literária como processo de formação e inclusão sociocultural.
Juntamente com o dia, é comemorada a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. As celebrações buscam, principalmente, alcançar os jovens e as crianças, uma vez que, na data escolhida, é festejado o Dia das Crianças.
Programas de incentivo à leitura
A leitura é uma ferramenta fundamental para a transformação social, construção da cidadania e educação nacional. Entretanto, no Brasil, a média de livros lidos anualmente, por pessoa, é inferior a quatro exemplares, número muito baixo em relação aos Estados Unidos, em que a média é de 10 livros.
Pensando na importância em mobilizar o país sobre o valor da leitura, vários programas, projetos e ações estão sendo desenvolvidos em todo o território nacional, entre eles:
Plano Nacional do Livro e Leitura
“Promover o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade brasileira, contribuindo para a elevação do número de leitores e o acesso ao livro como condição essencial para o pleno desenvolvimento humano, para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento social e econômico de qualquer sociedade.” Esse é o objetivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Lançado em 2006, pelos Ministérios da Educação e da Cultura, o PNLL desenvolve, estimula e apoia diversas ações de incentivo à leitura.
Programa Nacional de Incentivo à Leitura

Vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) promove ações e cursos que buscam incentivar a prática da leitura.
Criado em 1992, tem como objetivo promover o interesse nacional pela leitura e escrita, a promoção de políticas públicas de acesso ao livro e à leitura, além de viabilizar a realização de pesquisas sobre livro, leitura e escrita.
Fundo Nacional Pró-Leitura
Ainda em processo de implantação, foi aprovado pelo Senado Federal, no início do ano, o projeto de lei que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura.
O Fundo visa financiar em até 80% os projetos que buscam a recuperação de bibliotecas públicas, que incentivem a produção e a venda de livros e que estimulem a exportação de livros nacionais. Além disso, terão apoio também as iniciativas que assegurem o acesso à leitura de pessoas com deficiência visual.
O Fundo Nacional Pró-Leitura, que integrará o Ministério da Cultura, será mantido com recursos do Tesouro Nacional, doações e auxílios de entidades de qualquer natureza.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!