terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ler e escrever: dois verbos que se conjugam juntos

Artigo publicado na newsletter semanal +Educação


As diferentes formas de comunicação humana, até então conhecidas, são indispensáveis para a vida em sociedade. Contudo, o uso da linguagem verbal e escrita é o meio mais utilizado pelo homem para expressar opiniões, ideias, concepções, ideologias e valores individuais ou coletivos. No entanto, aprender a ler e escrever costuma ser algo tão complexo quanto aprender a falar.

No início do processo de alfabetização escolar, a aprendizagem da leitura e da escrita pelas crianças passa por diferentes etapas de desenvolvimento, necessitando assim de um significativo conhecimento por parte do professor alfabetizador de algumas abordagens teórico-metodológicas apresentadas pela psicologia do desenvolvimento humano, sociolinguística e por outros ramos das ciências humanas acerca dessa questão. Mas, é inevitável o fato de que cada criança apresente facilidades e/ou dificuldades em relação ao modo de apreender as linguagens oral e escrita. Daí a importância do professor realizar, na escola, diferentes atividades pedagógicas de leitura e escrita com as crianças; a fim de bem prepará-las para o descobrimento de um novo mundo existente por detrás das ações de ler e escrever.

Assim como alfabetização e letramento são processos distintos e complementares, também existe uma relação umbilical entre leitura e escrita, mas com um acentuado diferencial: a leitura é pré-requisito básico e fundamental para a escrita. Em outras palavras, isto significa dizer que grande parte das dificuldades apresentadas por muitos alunos, desde o Ensino Fundamental até o Superior, quando solicitados a escrever um texto descritivo, narrativo ou dissertativo, estão diretamente relacionadas à ausência de sólida leitura interpretativa de textos informativos e de outros gêneros literários que realmente contribuam para a leitura de mundo, ou seja, para o despertar do senso crítico, da reflexão e da análise dos alunos em relação a fatos, fenômenos, informações e saberes correspondentes às diferentes culturas e áreas do conhecimento humano.

Ler é uma questão de hábito que deve ser cultivado todos os dias, uma vez que possibilita ao homem melhor compreender a realidade na qual está inserido e a conquista de patamares cada vez mais elevados de conhecimento. Embora a escrita seja um processo decorrente da leitura, sua aprendizagem na escola apresenta dimensões peculiares que merecem atenção especial.

Há atualmente no meio acadêmico e científico alguns rumores acerca da possibilidade de num futuro bem próximo o ensino da escrita na escola de Educação Fundamental não mais ocorrer do modo convencional padrão até então vigente, com a presença (física) do professor em sala de aula trabalhando com os alunos atividades envolvendo coordenação motora, jogos pedagógicos e outras similares para o traçado das primeiras letras, sílabas e palavras. Cogita-se a ideia de que tal aprendizado aconteça somente na modalidade on-line, com o auxílio de diferentes tecnologias digitais. Imaginemos tal situação! Face ao exposto, cabe-nos fazer alguns questionamentos: O que se pode esperar dessa “pedagogia revolucionária” em relação ao papel do professor e da aprendizagem dos educandos? Qual o destino da letra cursiva? Terá a escrita manual alguma função social nesse contexto?

Embora ainda seja muito cedo para apresentar respostas concretas a essas indagações, faz-se necessário, desde já, refletir sobre as possíveis consequências que essa “nova pedagogia” de alfabetização da escrita, se implantada, poderá acarretar para o domínio da linguagem verbal e da leitura, bem como para o setor político, econômico e cultural da sociedade brasileira.

Fazer com que os verbos ler e escrever possam ser conjugados de forma concomitante é, pois, uma responsabilidade dos governantes, da escola e de todos os que pensam e fazem Educação.

Autor: Marcos Pereira dos Santos é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais/Faculdades Integradas dos Campos Gerais (CESCAGE) – campus Ponta Grossa/PR.

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