sábado, 27 de junho de 2009

Professores precisam educar para a construção de limites...

Pensemos nas cenas tristes e estarrecedoras da novela Caminho das Índias, onde o personagem Zeca apronta todas com o respaldo da família...

Gostaria de dizer: "Ah, mas isso é só na novela que acontece"
Que pena! Não é... Nossas escolas reais também passam por isso atualmente.

Saímos de um período de educação retrógrada, autoritária, onde o professor podia fazer aquilo que desejasse com seus alunos para impor sua disciplina (palmatória, castigos físicos e morais) e saltamos para uma oposição radical onde nada mais é permitido. Tudo que fazemos ou dizemos pode ser interpretado como violência traumática ao nosso aluno. E mais, pode ir parar na mídia como algo extremamente distorcido do real. Sem falar nos vídeos postados no You Tube, pelos próprios alunos, que ficam só esperando uma cena mais ambígua, que possa levar a uma interpretação desse gênero, para se deleitarem...

E o que é pior: com o apoio da família...

Estamos criando MONSTROS... Pessoas mal-intencionadas e calculistas...

Então? E agora professor?


Educar sem limites disciplinares é possível?


Claro que não!!! Personalidades como Içami Tiba e outros deixam muito claro que a ausência de limites produz esse tipo de jovem que vemos na novela: sem escrúpulos.

Como é difícil educar nos dias de hoje... Como é complicado relacionar-se
positivamente com alguns alunos... Como falta o apoio de alguns pais...


É... estamos vivendo o momento educacional do "COMO"... A nossa realidade traz famílias diferentes daquelas dos livros, onde tudo é perfeito. Pais, mães e filhos vivendo em perfeita harmonia.

Atualmente, nos deparamos com famílias completamente desestruturadas, que ainda vêem na escola um adversário a mais. Parece que nós, professores, não estamos visando o mesmo objetivo que eles: a educação de seus filhos.


O professor não pode manifestar sua autoridade, pois é tachado de agressivo, autoritário, inadequado...

Portanto, professor:

Parece que está na hora da escola retomar o seu papel frente a sociedade. somos instituição de ensino. Temos o dever de educar!

Portanto, profesores, não se milindrem. Apropriem-se novamente daquela função que é sua: educar para um mundo melhor

Nossos jovens e nossas crianças precisam de limites. As famílias atuais precisam de limites... Somos formadores de opinião, retomemos um espaço que é nosso: mestres apesar das condições em que estejamos inseridos!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!