sábado, 27 de junho de 2009

Ensinando através das HQs...

E aí? Já passou na banca de jornal para pegar uma revistinha? Que tal usar sua vontade de ler quadrinhos para aprender história? Ou filosofia? O que isso tem a ver com quadrinhos? Ora, tudo! Quadrinhos e educação andam juntos. Pelo menos é isso que grandes editoras e quadrinistas vêm provando aos leitores.


Não é só para os alunos que os assuntos dos livros didáticos parecem distantes e formais. Imagina... A Primeira Guerra Mundial aconteceu há mais de 50 anos em países distantes do seu com pessoas cuja fama você só conhece pelos livros que ficam na sua estante. Como seria se você pudesse visualizar as pessoas, as roupas, as ruas, as casas, as batalhas, as conversas, tudo que aconteceu, vivenciando cada segundo através de imagens coloridas e ricas em detalhes? Certamente, o processo de decorar datas, nomes e lugares, seria facilitado. Por quê? Porque seria divertido.


“Numa HQ, o aluno descobre que aqueles povos e nomes estranhos, distantes no tempo e no espaço, eram gente de carne e osso como nós, com emoções, ódios, paixões, tristezas e felicidades”, explica o roteirista André Diniz. Ele é o coordenador de coleções como História Mundial em Quadrinhos e Filosofia em Quadrinhos, publicadas pela editora Escala Educacional. Cada revistinha tem cerca de 40 a 50 páginas e custa entre R$ 19 e R$ 23. Os títulos, que podem ser obtidos em qualquer livraria, retomam temas de livros didáticos como “A revolução francesa” e “A revolução russa” ou títulos famosos de filosofia como “O Príncipe”, de Maquiavel, e “O elogio da loucura”, de Erasmo de Roterdã, ambas narrativas distantes do dia-a-dia da sala de aula.


“Passar cultura e conhecimento através dos quadrinhos é uma paixão minha... É difícil imaginar o aluno lendo espontaneamente um livro didático, sem cobrança. Agora, já um livro que conte fatos históricos em tom de aventura, com desenhos e personagens envolventes? Muitos alunos tomariam a iniciativa de ler mesmo que não caísse nas provas”, garante André. A idéia é que com os quadrinhos, dentro ou fora da sala de aula, você possa estar mais perto de histórias e acontecimentos marcantes, sem nunca deixar de se divertir. Nada melhor do que conhecer mais sobre a fundação de Israel, por exemplo, aquele país que aparece tanto nos jornais e na TV, lendo quadrinhos. Só não se espante se acabar querendo ler mais depois de começar.

Agora, depois de aprender que você pode saber tudo sobre história, filosofia e tantos outros temas de aula lendo quadrinhos, que tal conversar com seu professor sobre isso? Peça a ele que traga para a sala de aula alguns exemplares de quadrinhos educativos bem divertidos. Vai ser fácil parar para ler, por exemplo, sobre a Inconfidência Mineira e a Guerra de Canudos, e muito mais divertido de aprender.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!