terça-feira, 18 de maio de 2010




O Material Dourado é um recurso que permite trabalhar com as ações cognitivas voltadas para a construção do número pela criança. Através da mediação do professor, o aluno vai compreendendo de forma concreta como se constitui o Sistema de numeração decimal, ou base dez, como chamamos. A percepção da subtração com retorno, adição com reserva, tudo vai ficando mais claro, pois a criança assimila a idéia de pertinência, onde as ordens numéricas vão se fundindo: unidade formando dezenas, que formam centenas e assim sucessivamente.
No momento da sistematização no algorítmo certamente ficará mais fácil entender porque temos a "reserva" ou o "pedir emprestado", muitas vezes transmitido a eles de forma mecânica e sem sentido.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!