sexta-feira, 1 de maio de 2009

Colegas! Aqui está uma proposta de trabalho interdisciplinar que estou fazendo com meus alunos de 5º ano! Os dois primeiros já fiz e foi um arraso!!! Depois posto algumas fotos! Espero que seja útil a vocês também! Bjos!
Planejamento de Informática


Projeto Leitura de mapas


1ª aula - exploração livre do Google Earth (uso de marcadores, viagens ao espaço, localização da escola, da casa, de pontos estudados: Matchupitchu, Índia, Egito, Portugal, Espanha, estreito de Bering, Roma antiga em 3D...)


2ª aula – Localização do Brasil no Google Maps; análise da posição geográfica de cada estado; regiões; limites; www.cambito.com.br/games/brasil.htm / Montando os estados brasileiros- Quebra-cabeças.


3ª e 4ª aulas – Construir, em forma de planta-baixa, o mapa da sua sala de aula, no Paint.



Projeto Monteiro Lobato


1ª aula – site do sítio- jogos educativos: chamar atenção para os personagens, ações, cenário...


2ª aula – Internet: Biografia de Lobato (ler e destacar principais informações); Salvar numa pasta.


3ª aula – Paint: escolher um dos personagens de Lobato e coloca-lo num cenário atual.


4ª aula – BR-office: digitar o texto sobre a criação feita no Paint, já construído anteriormente em sala de aula.


Projeto África

1ª aula – localizar o continente no http://www.ibge.gov.br/paisesat/, explorando aspectos como relevo, vegetação, fotos dos países africanos, curiosidades.


2ª aula – Escolher uma personalidade negra do Brasil e pesquisar sobre ela
.

3ª aula – No Paint, construir um painel sobre a pessoa pesquisada, utilizando colagem de fotos ilustrativas.


4ª aula – criar slogans sobre a importância do Negro no Brasil para expor na escola- Br-office.





Projeto Sistema monetário brasileiro


1ª aula – Pesquisar sobre a origem do dinheiro no mundo; transformações da nossa moeda; salvar informações.


2ª aula – O real- quem criou, como, por que...; salário mínimo no Brasil- cesta básica, consumo: Pesquisar.


3ª aula – A partir dos materiais de propaganda impressos, analisados durante a semana, crie uma lista de produtos para a compra do mês de uma família assalariada brasileira, de 3 pessoas (pai,mãe e filho adolescente onde os pais ganham um salário mínimo cada e pagam aluguel de R$400,00).


4ª aula – Analise a lista da aula anterior e comente: (Use o Br-office e responda em forma de texto).


a) A sua realidade se relaciona a essa?

b) Você considera possível uma realidade como essa?

c) O que essa família deve fazer para driblar essa situação?

d) Como você pode ser mais consciente na hora de consumir?

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pelo ato de aprender e ensinar!!! Amo o que eu faço e procuro ampliar cada dia mais minhas aptidões,assim posso fazer melhor o que me proponho a fazer: Ensinar de verdade!!!